Hammer, Sickle and Four logo
Vanguarda
              Operária

  maio de 2021

O Partido Democrata dos EUA arma os carniceiros sionistas

Defender os palestinos
contra a guerra de Israel!

Por uma revolução operária árabe e hebraica!


Prédios destruídos em Beit Hanoun, Gaza, após um ataque aéreo israelense em 14 de maio. Israel tem como alvo áreas residenciais, deixando dezenas de milhares de palestinos desabrigados.  (Foto: Hosam Salem para o New York Times)

18 de MAIO – O assalto à Mesquita de al Aqsa em Jerusalém por centenas de policiais israelenses na segunda-feira, 10 de maio, foi o primeiro tiro da renovada guerra sionista contra o povo árabe palestino. Enquanto a mídia imperialista fala de conflito militar entre Israel e Hamas (partido islâmico governante no enclave sitiado de Gaza), a realidade é uma matança unilateral de palestinos pela máquina de guerra israelense. O número de mortos resume a história: mais de 220 árabes mortos até agora, mais de 60 deles crianças, em comparação com 6 civis judeus israelenses mortos.

Além disso, devido ao bombardeio israelense, linhas de energia elétrica foram interrompidas enquanto o combustível para a única usina de energia está acabando e os apagões em Gaza chegam a 16 horas por dia. Pelo menos 800.000 pessoas estão sem acesso a água potável, o esgoto derrama pelas ruas. Mais de 700 unidades habitacionais foram destruídas, incluindo 76 prédios de apartamentos. Escolas e hospitais foram atingidos por bombas de precisão israelenses e uma torre da mídia foi deliberadamente destruída. A Organização das Nações Unidas (ONU) relata que pelo menos 58.000 residentes da estreita faixa de Gaza foram deslocados de suas casas, e 47.000 deles estão abrigados em escolas da ONU.

Somado a isso está o terror desencadeado por vigilantes sionistas-fascistas contra os palestinos em cidades israelenses de população mista árabe e judia. Na Cisjordânia ocupada, as forças militares israelenses dispararam contra manifestações de protesto enquanto colonos ultradireitistas atacaram os palestinos. O primeiro-ministro israelense de direita, Benjamin Netanyahu, que lançou a guerra para permanecer no cargo, e os militares que estão atacando as áreas residenciais de Gaza com artilharia e bombas, prometem continuar até que terminem com sua longa lista de alvos. Mesmo assim, os sionistas não conseguiram quebrar a vontade dos palestinos de resistir.

As imagens são chocantes –prédios de apartamentos destruídos por bombas, um pai olhando para seus filhos mortos em um necrotério, um árabe sendo linchado por pogromistas judeus– e geraram protestos de dezenas de milhares em todo o mundo. Na Europa, os governantes imperialistas tentaram difamar os manifestantes como anti-semitas, interrompendo e proibindo as manifestações contra o banho de sangue sionista. Nos Estados Unidos, o presidente democrata Joe Biden apoiou enfaticamente a ação militar israelense contra “grupos terroristas em Gaza”, enquanto os verdadeiros terroristas são os militares israelenses e as turbas de linchamento sionistas que agitam as ruas.

Um resumo da Casa Branca de uma ligação de 17 de maio com Netanyahu informa que Biden “expressou seu apoio a um cessar-fogo”, mas acrescentou que os dois “discutiram o progresso nas operações militares de Israel” em Gaza. Enquanto isso, o governo informou ao Congresso dos Estados Unidos que aprovou a venda de 735 milhões de dólares em armas guiadas de precisão para Israel. Para todos aqueles que pediram para colocar o regime de Biden no poder: não se esqueçam de como, mais uma vez, o Partido Democrático do imperialismo dos EUA forneceu as armas que Israel usa para fazer chover morte sobre o povo palestino, como aqueles jatos F-16 construídos nos EUA que estão agora bombardeando Gaza.

Na Cisjordânia ocupada por Israel, os jovens estão se levantando e, à medida que a destruição de Gaza continua implacável, fala-se de uma terceira intifada (ou seja, levante) após as rebeliões de 1987-1993 e de 2000-2004 (a última desencadeada pela invasão do carniceiro Ariel Sharon no complexo de al Aqsa com 1.000 policiais). No dia de hoje, grupos trabalhistas e comunitários árabes em Israel convocaram uma “greve geral e dia de ação” em toda a região histórica de Palestina para protestar contra os ataques a Gaza e aos palestinos no leste de Jerusalém e em Israel. Centenas de milhares de árabes pararam de trabalhar, fechando canteiros de obras, lojas e outros negócios, tanto em Israel quanto na Cisjordânia, onde ocorreram confrontos com os militares israelenses. Iniciada pelo Alto Comitê de Acompanhamento de Palestinos em Israel, dirigido por Mohammad Barakeh, um ex-membro do Knesset (parlamento) pelo partido de esquerda Hadash, até a desacreditada Autoridade Palestina endossou a ação.

Diante da nova explosão da guerra sionista sem fim, o Grupo Internacionalista e a Liga pela Quarta Internacional (LQI) chamam a defender o povo palestino oprimido contra seus opressores, em primeira instância os militaristas e pogromistas israelenses, que são apoiados pelo imperialismo estado-unidense e europeu. Apelamos à defesa de Gaza, o novo Gueto de Varsóvia, contra os assassinos em massa israelenses; para romper o cerco israelense-egípcio que transformou esta terra estéril de refugiados em uma prisão a céu aberto, a ser bombardeada em pedaços a cada poucos anos; e expulsar o exército israelense e todos os colonos sionistas do território palestino ocupado.

Nesta guerra, entendemos que o lançamento de foguetes de Gaza é uma tentativa desesperada de enfrentar e retaliar aos atacantes israelenses, enquanto não damos apoio político aos islâmistas1, forças que são inimigas mortais do comunismo, do Irã e Síria à Palestina (onde o Hamas foi patrocinado inicialmente por Israel). No entanto, o fato é que os palestinos tem um déficit enorme de armamentos face ao exército. A cidadela sionista não será derrubada por foguetes caseiros – isso dependerá de uma luta de classes revolucionária dentro de Israel, e internacionalmente.

Com os imperialistas quase unânimes em apoiar Israel e os esquerdistas oportunistas seguindo o nacionalismo palestino e o islamismo, a LFI representa o internacionalismo proletário de maneira única. Apelamos urgentemente a uma ação trabalhista contra a guerra sionista / imperialista contra os palestinos, incluindo o boicote de carga aérea e marítima israelense. Os estivadores italianos do porto de Livorno declararam que não iriam manusear cargas militares israelenses. Agora, o Conselho Internacional de Estivadores (IDC) pediu aos trabalhadores portuários que se recusassem a carregar e descarregar o material de guerra com destino a Israel. Isso deve ser implementado imediatamente pelos sindicatos portuários nos EUA (ILA e ILWU) e em todo o mundo!

Ao pedir pelo fim da “limpeza étnica” sionista a partir de 1948 e por defender o direito dos palestinos de retornar, enfatizamos que isso requer uma luta comum dos trabalhadores árabes e judeus, levando à revolução operária árabe-hebreia. A Palestina é um caso de povos interpenetrados. Com duas nações (árabes palestinos e o povo de língua hebraica) habitando a mesma estreita faixa de terra, a única maneira de obter acesso equitativo a recursos vitais (como a água) é em um estado operário palestino árabe-hebraico, como parte de um federação socialista regional do Oriente Médio, com as poderosas classes trabalhadoras egípcias e turcas como âncora.

Manobra eleitoral leva a assassinato em massa sionista


Palestinos carregando corpos de crianças mortas em 16 de maio durante o bombardeio israelense em Gaza. No dia seguinte, 42 pessoas foram mortas em ataques aéreos em Gaza, 10 delas eram crianças. (Foto: Hosam Salem para o The New York Times)

A atual guerra unilateral travada contra os árabes palestinos começou com uma provocação cínica. A mídia liberal está contorcendo fatos para relatar uma situação que “saiu do controle”, que supostamente está sendo conduzida por “extremistas” de ambos os lados, Hamas de um lado, Netanyahu do outro. Um absurdo! A guerra foi deliberadamente iniciada pelo primeiro-ministro israelense, que está sendo julgado por corrupção e, após a última eleição, não conseguiu formar um novo governo de coalizão, mas que ainda atua como chefe de um governo “interino”. Netanyahu optou por um velho truque: inicie uma guerra e então a gente terá que se unir em torno da liderança. Especificamente, ele fez com que seu ministro de “segurança pública”, Amir Ohana, um lacaio de Netanyahu, lançasse uma série de ataques contra os palestinos. Tudo começou no dia 13 de abril, primeira noite do Ramadã (nono mês do calendário islâmico, no qual a maioria dos muçulmanos pratica jejum e orações diários), quando a polícia invadiu a mesquita de al Aqsa e desconectou os alto-falantes que transmitiam as orações noturnas.

Pouco depois, a polícia proibiu reuniões no Portão de Damasco, onde os jovens árabes se reúnem à noite durante o Ramadã. Isso levou a confrontos noturnos entre jovens palestinos e a polícia. Em 21 de abril, várias centenas de membros de um grupo sionista-fascista Lehava marcharam pelo centro de Jerusalém cantando “Morte aos árabes” e atacando transeuntes palestinos. Enquanto isso acontecia, os palestinos protestavam diariamente no bairro de Sheikh Jarrah, no leste de Jerusalém, onde colonos tentavam expulsar famílias árabes, com uma decisão judicial esperada para 10 de maio. A polícia repetidamente espancou os manifestantes, incluindo um membro judeu do Knesset que faz parte da Lista Conjunta predominantemente árabe. O vice-prefeito de Jerusalém, Aryeh King, um líder dos colonos ultra-sionistas, declarou que, “é claro”, os despejos eram parte de uma estratégia para inserir “camadas de judeus” no leste de Jerusalém. Em outras palavras, trata-se de uma “limpeza étnica” que visa expulsar os árabes.

Na sexta-feira, 7 de maio, a polícia atacou um grupo de fiéis na mesquita de Al Aqsa, usando granadas, gás lacrimogêneo e balas de borracha dentro do salão de orações do terceiro local mais sagrado do Islã, ferindo mais de 200 pessoas enquanto os mais jovens resistiram. E em 10 de maio, quando sionistas de direita e fascistas marcham provocativamente pelo Bairro Muçulmano da Cidade Velha em direção ao Monte do Templo (onde também se encontra a mesquita de Al Aqsa) no "Dia de Jerusalém", celebrando a tomada do leste de Jerusalém árabe no Guerra de 1967, somente no último minuto, a polícia decidiu redirecionar a marcha. Ao mesmo tempo, centenas de policiais invadiram a mesquita pela segunda vez em três dias, sob o pretexto de que os muçulmanos estavam estocando pedras para proteger al Aqsa dos ataques da polícia e dos direitistas. Isso gerou um saldo de mais de 330 feridos, mandando 250 para o hospital. Estava claro que isso iria desencadear protestos massivos por parte dos árabes e o lançamento de mísseis pelo Hamas.

Netanyahu queria essa guerra, ele queria o caos que ela desencadeou. Isso teve o efeito que ele buscava e agora ele está em uma missão assassina em Gaza. Este massacre está sendo executado pelos militares liderados pelo Ministro da Defesa, o general reformado Benny Gantz, quem foi o candidato sionista supostamente “moderado” a primeiro-ministro nas eleições de 2020 e de março de 2021. Gantz é um criminoso de guerra que, como chefe do Estado-Maior das Forças Armadas israelenses, ordenou o bombardeio terrorista de Gaza na guerra de 2014, matando mais de 2.200 palestinos. Portanto, todas as alas dos sionistas têm suas mãos tingidas de sangue árabe. Netanyahu também queria que os pogroms (ataques violentos massivos) fossem realizados por fanáticos religiosos sionistas e colonos em cidades israelenses com populações árabes e judias mistas, particularmente Haifa, Acre, Jaffa, Ramla e Lod (ou mais propriamente, Lydda, seu nome antes do massacre de 1948, quando os sionistas mataram centenas e expulsou milhares de árabes na Marcha da Morte em Lydda). Agora, os sionistas ultradireitistas querem “terminar o trabalho”.

A “limpeza étnica” dos árabes seria cataclísmica


Protesto na cidade mista árabe-judaica de Jaffa, fora de Tel Aviv, contra o bombardeio israelense de Gaza e a ocupação da Cisjordânia. O dia 15 de maio marcou o 73º aniversário da Nakba (catástrofe), a expulsão em massa dos árabes palestinos durante a fundação de Israel. (Foto: Corinna Kern para o The New York Times)

Por muitas décadas, essas cidades tiveram entre um sexto e um terço de população árabe, com judeus e árabes muitas vezes vivendo nos mesmos bairros e até nos mesmos prédios. Muitos judeus nessas cidades tinham orgulho de viver com árabes. No entanto, nos últimos anos, os sionistas de direita têm procurado colocar os residentes árabes em um gueto e afogá-los com uma enxurrada de novos residentes judeus dessas cidades, particularmente Lydda. Desde o dia 11 de maio, centenas de capangas sionistas-fascistas, muitos deles armados, marcham pelas cidades mistas, ameaçando e espancando impiedosamente os residentes árabes; alguns destes ataques foram gravados em vídeo. Estes são pogroms , como aqueles realizados pelos Centenas Negras czaristas que atacaram bairros judeus na Rússia antes da Revolução, ou linchamentos racistas no sul dos Estados Unidos baixo a ordem segregacionista Jim Crow. Pelo menos três organizações fascistas diferentes2 estão envolvidos, alguns deles são ramificações do banido partido Kach de Meir Kahane. Kahane foi o fundador da Liga de Defesa Judaica, grupo terrorista de ultra-direita, em Nova Iorque.

Netanyahu está buscando formar uma coalizão com esses fascistas, que repetidamente atacaram árabes no leste de Jerusalém em abril. Em Lod, o pretexto foram “motins” de jovens árabes enfurecidos com o ataque a al Aqsa, e o incêndio de sinagogas localizadas provocativamente em bairros árabes. Netanyahu afirmou que os judeus foram vítimas de “linchadores” e jurou usar um “punho de ferro” para esmagar os árabes, enquanto o Ministro da Defesa Gantz declarou estado de emergência e confinou a cidade. O Ministro de Segurança Pública, Ohana, um colono fascistóide, endossou especificamente os vigilantes armados de ultra-direita que vagavam pelas ruas. O que está acontecendo dentro de Israel é o terror sionista-fascista patrocinado pelo Estado contra a população árabe. As turbas estão sedentas de expulsar a população árabe e implementar antigos planos de ultradireitistas, do partido direitista Likud de Netanyahu, bem como de alguns sionistas “moderados”, de anexar formalmente grande parte da Cisjordânia a Israel.

Isso está de acordo com o grotesco “plano de paz” de Donald Trump para o Oriente Médio, revelado no ano passado, que buscava empurrar centenas de milhares de árabes da Cisjordânia para a Jordânia e separar de Israel regiões de maioria árabe ao redor de Umm Al-Fahm, no norte de Israel.3 Esta área era antigamente um reduto do Partido Comunista (PC) Palestino, que deu origem ao PC israelense (Maki). Um retrato de Lenin uma vez foi pendurado na prefeitura de Nazaré, onde o PC ocupou a prefeitura por décadas até 2014. Os racistas sionistas buscam se livrar desses árabes também. As cidades de população mista estão no centro da costa de Israel, razão pela qual Lydda foi um alvo particular de massacres e “transferência de população” em 1948 (liderada por Yigal Allon e Yitzhak Rabin, membros da milícia Palmach ligados ao partido autodenominado “marxista-sionista” Mapam ). Lod, a 22 km de Tel Aviv, é o local do aeroporto internacional de Israel e está a beira da rodovia para Jerusalém.

Portanto, é possível que haja um impulso para expulsar os árabes de Lod / Lydda, mas se assim for, seria um cataclismo. Isso certamente iria acompanhar a iniciativa de expulsar os residentes árabes do bairro de Sheikh Jarrah, no leste de Jerusalém. Tal expurgo racista não seria apenas uma ação das turbas fascistas de linchamento. A “limpeza étnica” quase sempre requer o apoio das forças armadas de um poder estatal. E quase certamente encontraria uma resistência amarga, pois todos se lembram que os árabes que os sionistas expulsaram em 1948, a fim de estabelecer o estado de Israel, nunca mais retornariam.4 Portanto, se eles lançassem uma tentativa séria de expulsar os árabes hoje, provavelmente seria um banho de sangue de proporções maciças, provocando uma reação explosiva em todo o Oriente Médio e no mundo. Pode-se imaginar o impacto em Brooklyn (Nova Iorque, EUA), onde palestinos e judeus ultraortodoxos vivem em áreas adjacentes dos bairros Bay Ridge e Borough

A natureza da opressão sionista


Manifestantes marcham em Ramallah, na Cisjordânia ocupada por Israel, durante a greve geral palestina, em 18 de maio. (Foto: Nasser Nasser / Associated Press)

Os marxistas revolucionários se opõem à própria existência de um “estado judeu”, assim como nos opomos à “República Islâmica” do Irã ou a estados cristãos autodenominados como a Espanha de Franco, todos eles inerentemente antidemocráticos. Defendemos o povo palestino oprimido contra os opressores sionistas. Mas o que será dos dois povos que agora ocupam a Palestina histórica? Nacionalistas palestinos gritam: “Do rio ao mar, a Palestina será livre!”. Vários grupos de esquerda, depois de seguir por muito tempo a Organização para a Libertação da Palestina de Yasser Arafat e seu apoio a uma “solução de dois estados”, mais recentemente aceitaram a reivindicação de uma “solução de um estado” em uma “Palestina secular democrática”.

Para liberais e esquerdistas, esses programas são ilusões democráticas, enquanto muitos nacionalistas palestinos e islâmicos, tendo suportado décadas de tortura e assassinato sionistas, sonham em simplesmente expulsar os judeus israelenses. Hoje existem aproximadamente 6,8 milhões de judeus e 6,8 milhões de árabes na Palestina histórica (além de milhões de refugiados palestinos que foram empurrados para outros países, incluindo Jordânia, Líbano entre outros). Mas sob o capitalismo, a potência mais forte prevalecerá, e hoje essa potência é dos sionistas, de modo que sendo um ou dois estados, os árabes palestinos perdem.

Muitos na esquerda referem-se a Israel como um “estado colonial”, como se fosse algum tipo de colônia de um país para onde os judeus israelenses poderiam voltar se as coisas piorassem, como os colonos argelinos que foram para a França, ou os brancos da Rodésia que voltaram para a Grã-Bretanha após a independência. Observe que na Argélia os colonos franceses, conhecidos como pieds noirs, eram 10% da população; na Rodésia britânica (agora Zimbábue), os colonos brancos eram cerca de 8% da população. Em comparação, a população judaica de língua hebraica constitui cerca de três quartos da população de Israel.5

Embora o estabelecimento de Israel tenha sido um projeto colonial, facilitado pelo imperialismo britânico após a Declaração de Balfour de 1917, Israel não é uma colônia – é uma potência regional e um belicoso cliente imperialista, particularmente do imperialismo dos EUA. Se uma guerra em grande escala estourar, enquanto muitos podem decolar para o sul da Flórida, no geral a população judia israelense não vai a lugar algum. Nenhum programa real para derrotar o sionismo pode se basear em tais ilusões. A população de língua hebraica deve cindir-se a longo de uma linha de classe.

Israel tampouco é um “estado de apartheid” como a África do Sul, outra comparação favorita. Liberais e reformistas interpretam “apartheid” como sinônimo de “muito repressivo” ou “muito racista”, como no recente relatório (27 de abril) da Human Rights Watch (Observatório  dos Direitos Humanos), A Threshold Crossed: Israeli Authorities and the Crimes of Apartheid and Persecution (Um limiar cruzado: autoridades israelenses e os crimes do apartheid e da perseguição).6 É compreensível que a indignação contra os horrendos crimes de Israel contra o povo palestino levasse alguns ativistas a fazer uma comparação evocativa. Mas, em vez de descrever a realidade material do estado sionista, este termo é uma expressão de desespero liberal.

Também está conectado a um programa, no caso de Israel, como a África do Sul, de “BDS” – isto é, “boicote, desinvestimento e sanções”. Mas se recusar a comprar pasta de grão-de-bico da marca Sabra (que pertence a uma gigante alimentícia israelense) não vai parar a guerra contra os árabes palestinos, da mesma forma que o boicote das moedas de Krugerrand não levou à queda do apartheid sul-africano. E quem exatamente deve desinvestir e sancionar? Este é um apelo às multinacionais capitalistas e ao imperialismo dos EUA, que é culpado de crimes muito maiores contra os povos oprimidos do que mesmo os doídos assassinos sionistas. E quem pensa que o Pentágono vai parar de comprar software israelense para seus computadores, ou de contratar mercenários israelenses para treinar seus esquadrões da morte paramilitares na América Latina, está sonhando.

Mas, além de suas implicações programáticas, o termo não é historicamente preciso. Como marxistas, entendemos que o regime do apartheid não consistia apenas em medidas legais, como cadernetas, mas é um tipo particular de escravidão assalariada capitalista baseada na superexploração de trabalhadores negros africanos segregados à força em vilas e “bantustões”. E no apartheid da África do Sul, os brancos eram cerca de 15% da população. Pode-se dizer que a Cisjordânia ocupada por Israel está sujeita ao regime do apartheid, onde a população árabe palestina é dividida em pequenos cantões e alguns empregadores israelenses arrancam superlucros do trabalho superexplorado de seus trabalhadores árabes. Mas em Israel, a população árabe e de língua hebraica ainda está interpenetrada, e os sionistas linha-dura não estão particularmente interessados ​​em superexploração da mão-de-obra palestina, mas sim em expulsar os árabes de uma vez.

É por isso que escrevemos sobre o perigo de uma “solução final” sionista, descrevendo Gaza e os enclaves da Cisjordânia concebidos pelos planos de anexação como campos de concentração gigantescos para palestinos. Não se deve esquecer que os sionistas – tanto sionistas “trabalhistas” como David Ben Gurion quanto os sionistas "revisionistas" liderados por Ze'ev Jabotinsky – cooperaram com o regime de Hitler e se opuseram à Revolta do Gueto de Varsóvia de 1943.7 A “solução” pela qual os herdeiros de Netanyahu e Kahane anseiam está muito mais próxima da Alemanha nazista do que do apartheid da África do Sul e pode, em última análise, ser genocida, literalmente. Como escrevemos em 2014:

“Ao rejeitar a caracterização de Israel propriamente dito como um ‘estado colonial’ ou ‘estado de apartheid’, de forma alguma diminuímos a natureza monstruosa dos crimes sionistas. Pelo contrário, o que os governantes israelenses estão preparados para fazer aos palestinos é potencialmente muito pior do que os racistas da Rodésia ou da África do Sul fizeram.”
– “Defend Gaza and the Palestinian People – For Arab-Hebrew Workers Revolution!” (Defender Gaza e o povo palestino - Pela revolução operária árabe-hebraica!”), em The Internationalist No. 38, outubro-novembro de 2014.

O que resultará da atual guerra bárbara contra os palestinos? Mais um cessar-fogo? Os palestinos ainda serão pegos em um torno sionista. Guerra regional, “transferência de população” em massa, como os fundadores sionistas eufemisticamente a chamaram? Para todos esses resultados terríveis, a resposta deve ser lutar pela revolução operária árabe-hebraica. Esse caminho é difícil, mas é a única saída real.

Esmagar o sionismo e o imperialismo com a revolução socialista internacional


Internationalist Group, seção norte-americana da Liga pela Quarta Internacional, em Los Angeles protesta contra a guerra israelense contra os palestinos, 15 de maio. (Foto: The Internationalist)

Os ataques incessantes à população palestina acabarão por levar a uma explosão. É vital que a fortaleza sionista seja atacada por dentro. Afinal, Israel tem centenas de armas nucleares e uma liderança o suficiente desequilibrada para usá-las, contra o Irã ou qualquer outro alvo. Até alguns anos atrás, recrutas do corpo blindado israelense eram levados ao topo da escarpa de Massada, no deserto da Judéia, para fazer seu juramento de lealdade. Foi aí que cerca de 1.000 zelotes teriam cometido suicídio em massa quando cercados por legiões romanas no ano de 74. Esse foi o fim dos zelotes, mas hoje seus herdeiros autoproclamados têm o dedo no gatilho nuclear. Existe toda uma camada do estrato governante israelense de alguns milhares de assassinos patológicos que nenhuma sociedade humana poderia tolerar. Mas é importante que eles sejam levados à justiça pela classe trabalhadora e pelos revolucionários de língua hebraica, como parte do fim do ciclo interminável de massacres nacionalistas.


Internationalist Group em Nova Iorque protesta contra a guerra de Israel contra os palestinos, 15 de maio. (Foto: The Internationalist)

A situação que enfrenta o povo árabe palestino em apuros hoje é sombria, como tem sido nos últimos três quartos de século de ascensão sionista, e antes desse colonialismo britânico e do Império Otomano. Mas nem todos os judeus israelenses querem viver para sempre em um estado-guarnição, e muitos se opõem aos colonos fascistas e fanáticos religiosos ultradireitistas agora rondando nas ruas. Leon Trotsky advertiu há muito tempo que o empreendimento sionista seria uma armadilha mortal para os judeus. Existem linhas de fratura na sociedade israelense, mas será necessário um grande choque para quebrar a chave de braço sionista. O único caminho para a libertação reside através da luta de classes unida pelos trabalhadores e oprimidos, tanto na Palestina, em toda a região e internacionalmente. As ações trabalhistas contra os militaristas israelenses podem apontar o caminho. Os trabalhadores revolucionários que lutam para derrubar os governantes burgueses árabes, particularmente no Egito e na Turquia, abalariam a entidade sionista.


Grupo Internacionalista, seção mexicana da LQI, protesta na Cidade do México contra a guerra israelense contra os palestinos, 15 de maio. (Foto: Revolución Permanente)

Na Europa, onde os governantes mentirosamente rotulam toda e qualquer oposição a Israel de anti-semita, a luta contra o militarismo sionista é contra as burguesias e os social-democratas. Nos Estados Unidos, onde mesmo os democratas mais esquerdistas não vão além de criticar a ajuda incondicional dos EUA aos carniceiros sionistas (e Bernie Sanders tem votado regularmente para enviar milhões para financiar o sistema antimísseis Cúpula de Ferro e outras partes da máquina de guerra israelense),8 uma luta para parar toda a ajuda dos EUA a Israel e romper com os democratas e todos os partidos capitalistas teria um impacto. Sem o apoio de seus chefes supremos imperialistas, Israel é um país muito pequeno no mar árabe. Mas, em última análise, a vitória sobre o sionismo e o imperialismo (e os outros clientes imperialistas e déspotas burgueses em toda a área) só pode acontecer através da revolução socialista internacional. A Liga pela Quarta Internacional busca criar o núcleo do partido comunista leninista-trotskista indispensável para liderar essa revolução. ■


Internationalistische Gruppe, seção alemã da LQI, protesta em Berlim contra a guerra israelense contra os palestinos, 15 de maio. (Foto: Janis Garnet)

  1. 1. O islamismo, ou islamismo político, é uma doutrina que sustenta que a lei islâmica (sharia) deve governar a sociedade. Para os islamistas, não há separação entre mesquita e estado. Embora existam diferentes correntes islistas e diferenças agudas entre os islamistas dos ramos sunita e xiita do Islã, todos clamam por um regime teocrático, inerentemente não democrático, no qual a doutrina religiosa e a autoridade são supremas.
  2. 2. Estes incluem Otzma Yehudit (Poder Judaico), Lehava (Chama) e os sionistas religiosos Tkuma.
  3. 3. Ver “No to Trump/Israel West Bank Annexation Plan!” (Não ao plano de Anexação de Cisjordânia de Trump e Israel!), The Internationalist No. 58, inverno de 2020.
  4. 4. Ver “1948: The Year of the Naqba (Catastrophe)” (1948: O Ano da Naqba (Catástrofe)” em The Internationalist No. 9 (edição especial sobre a Palestina), janeiro-fevereiro de 2001.
  5. 5. Opondo-se à afirmação sionista de que Israel é “o estado do povo judeu”, os trotskistas revolucionários usam o termo “povo de língua hebraica” para se referir à população que se tornou a nação dominante em Israel com a formação do estado sionista.
  6. 6. HRW é uma agência imperialista que normalmente produz propaganda de guerra sobre abusos dos direitos humanos por regimes ou movimentos que os governantes dos EUA se opõem ou querem derrubar, embora ocasionalmente (como agora) possa estar em descompasso com os governantes em Washington.
  7. 7. Veja “Sionismo. Imperialismo e Anti-semitismo” e “Cumplicidade Sionista na Destruição do Judaísmo Húngaro” e outros artigos no The Internationalist No. 9, janeiro-fevereiro de 2001.
  8. 8. O senador de Vermont e candidato democrata às primárias à presidência, que se autodenomina um “socialista democrático”, diz ser “pró-Israel” e se juntou a seus colegas do Senado no ano passado dando consentimento unânime – duas vezes! – para destinar US$ 3,3 bilhões a Israel sob o “Programa de Financiamento Militar Estrangeiro”. Hoje, Sanders apenas pede que Biden dê uma “olhada severa” no uso que Israel faz da ajuda militar dos EUA, para “considerar” reduzi-la e torná-la condicional ao bom comportamento. Isso contrasta fortemente com a exigência de que se elimina toda ajuda imediatamente.