Hammer, Sickle and
          Four logo
Vanguarda
              Operária

outubro de 2023

Vingança sionista após a ofensiva do Hamas que abalou Israel até a medula

Defender os palestinos contra a
guerra genocida EUA/Israel em Gaza!


A destruição sionista em grande escala de Gaza já começou. Em vez de atingir prédios específicos, como em 2021 e 2014, agora a força aérea israelense está arrasando distritos inteiros, sem avisar os habitantes. Acima: Palestinos avaliam a extensão dos danos no bairro de Al-Rimal, em Gaza, 9 de outubro.
(Foto: Samar Abu Elouf para The New York Times)

Expulsar os sionistas da Cisjordânia e de Gaza!

Pela ação internacional dos trabalhadores contra o ataque a Gaza

Por um estado operário palestino árabe-hebraico
numa federação socialista do Oriente Médio!

10 de OUTUBRO – Na madrugada de sábado, 7 de outubro, o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) em Gaza realizou um estonteante ataque surpresa a Israel, o estado sionista que expulsou milhões de árabes palestinos da sua terra natal e oprime outros milhões em Gaza, na Cisjordânia ocupada e dentro de Israel. Segundo relatos, mais de 5.000 mísseis foram lançados, atingindo até Tel Aviv, esmagando o alardeado escudo antimísseis Cúpula de Ferro de Israel. O enorme muro fronteiriço de 9 metros de altura e 65 quilômetros de comprimento que rodeia completamente a Faixa de Gaza foi rompido em vários locais e os combatentes do Hamas se espalharam, atacando duas dezenas de comunidades israelenses. Neste momento (10 de outubro) os militares israelenses relatam mais de 900 israelenses mortos, enquanto as autoridades médicas palestinas relatam quase 800 palestinos mortos, principalmente por ataques aéreos israelenses na densamente povoada Gaza. Além disso, há milhares de feridos de ambos os lados.

O número sem precedentes de mortos israelenses abalou profundamente a população judaica. A mídia sionista fala do “fracasso catastrófico” das forças israelenses (Haaretz), enquanto as publicações árabes aclamam o “golpe decisivo” do Hamas, com a manchete “Da indignação ao júbilo” (Al Mayadeen). A mídia e os políticos ocidentais denunciam os manifestantes pró-Palestina como “apologistas do terrorismo”. Pela primeira vez em mais de meio século de confrontos, foram mortos mais israelenses do que palestinos. (O número habitual é de mais de 20 palestinos mortos por cada israelense.1) Os militares de Israel estão revertendo rapidamente a situação e já começaram, mais uma vez, a transformar o gigantesco campo de concentração que é Gaza num campo de extermínio de palestinos. Mais de 1.200 casas em Gaza já foram destruídas e, como prometeu o primeiro-ministro direitista de Israel, Benjamin Netanyahu, o ataque sangrento a Gaza é “apenas o começo”. Quanto aos patronos de Israel em Washington, que se apresentam como defensores dos “direitos humanos”, são responsáveis ​​pela morte de perto de um milhão de pessoas nas guerras imperialistas dos EUA desde 2001.2


Numa questão de minutos, usando equipamento simples de terraplenagem, os combatentes do Hamas romperam a barreira fronteiriça que custou a Israel milhares de milhões e levou anos a construir. A odiada cerca manteve os palestinos trancafiados durante décadas num campo de concentração de estilo nazi, “a maior prisão do mundo”, incapazes de sair e dependentes dos seus carcereiros israelenses (e egípcios) para obter alimentos, combustível, água e eletricidade.  (Foto: Mohammed Fayq Abu Mostafa / Reuters)

Atualmente, os Estados Unidos sob o presidente democrata Joe Biden estão conduzendo uma sangrenta guerra por procuração contra a Rússia na Ucrânia sob a palavra de ordem “o tempo que for necessário” – ou seja, lutar até ao último ucraniano. Mas isso, e as disputas anteriores com Netanyahu, não impediram que Washington marchasse em sintonia com o perene líder sionista israelense de linha dura (quase 17 anos no cargo, intermitentemente) enquanto se prepara para arrasar Gaza. Israel solicitou, e o Pentágono disse que fornecerá, mais munições guiadas com precisão dos EUA (o Pentágono enviou projéteis de artilharia de 155 mm de seus arsenais em Israel para a Ucrânia, mas agora os militares de Israel exigem as armas enquanto se preparam para ocupar Gaza.) Entretanto, a declaração fulminante de Biden – e de quase todos os outros líderes imperialistas – de que “Israel tem o direito de se defender” equivale a dar ao Estado sionista uma “licença para matar” palestinos. Esta é agora uma guerra conjunta de Israel e EUA contra Gaza.

Qualquer golpe real contra o estado sionista por parte das forças palestinas, mesmo por islamistas reacionários, é em prol dos interesses dos trabalhadores e dos oprimidos do mundo. Mas, juntamente com os ataques aos militares israelenses, os combatentes do Hamas levaram a cabo um ataque de terror indiscriminado, matando algumas centenas de festeiros israelenses, residentes de comunidades de kibutz e moradores de cidades do sul. Isto não é um ataque à máquina de ocupação sionista, mas um ataque aleatório aos israelenses, o que mina a defesa do povo palestino. Uma tal jihad (guerra santa) é o método dos nacionalistas de direita e dos fanáticos religiosos, como os islamitas do Hamas … e dos militaristas sionistas de todos os matizes políticos. Agora, a mal denominada Força de Defesa de Israel (FDI) está pronto a fazer o mesmo numa escala muito maior, contra toda a população de Gaza. O número de vítimas ultrapassará rapidamente as centenas de palestinos assassinados pelas FDI no ataque de 2021 a Gaza.

Em quase todos os países imperialistas, estão tomando medidas para suprimir todo e qualquer apoio aos palestinos e impor um monopólio sionista no espaço político. Na Alemanha, os protestos pró-palestinos foram proibidos em Berlim. Em França, as manifestações pró-palestinas agendadas para Paris, Lyon e Marselha também foram proibidas, sob o argumento falso de que “incitam ao ódio racial”. Entretanto, o ministro da justiça lançou uma investigação ao esquerdista Nouveau Parti Anticapitaliste (NPA) e apelou a uma “resposta penal rápida e firme” a qualquer apoio à Palestina, alegando que isto equivale a antisemitismo. Em Itália, o ministro da educação enviou inspetores para investigar e possivelmente prender coletivos estudantis em Milão que se manifestaram a favor dos palestinos. É necessário denunciar e desafiar estas proibições e ameaças, e ligar os protestos contra a guerra imperialista da OTAN na Ucrânia com a defesa do povo palestino. Isto poderia incluir a ação dos trabalhadores contra o envio de armas para Israel e para a Ucrânia.

Biden discursando na Casa Branca no dia seguinte ao seu venenoso anúncio de que os EUA forneceriam a Israel “o que precisa” em armamento para bombardear Gaza em pedacinhos. Esta é agora uma guerra de Israel/EUA contra os palestinos.(Foto: Samuel Corum/Sipa)

Nos EUA, o Partido Democrata está incitando a histeria pró-sionista. A governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, está em pé de guerra contra os Democratas Socialistas da América (DSA) de Nova Iorque por promoverem uma manifestação pró-palestina no dia 8 de outubro que ela chamou de “repugnante”. Na verdade, ela está colocando um alvo nas costas de qualquer pessoa que se atreva a falar em defesa de um povo sitiado. O que é verdadeiramente vil é o apoio dos Democratas e dos Republicanos à máquina assassina sionista. Hochul foi acompanhado nesse discurso pelo prefeito da cidade de Nova York, o ex-policial Eric Adams, que recentemente retornou de uma viagem a Israel, onde atualmente tem uma delegação de policiais de Nova York em “treinamento”. Ao mesmo tempo, várias universidades estão “investigando” estudantes e grupos estudantis que se manifestaram em defesa dos direitos palestinos. É necessário combater frontalmente esta nova caça às bruxas macartista.

No entanto, os democratas DSA no Congresso ecoaram as injúrias de Biden. A sua estrela, a representante Alexandria Ocasio-Cortez, emitiu uma declaração em 9 de outubro: “Condeno o ataque do Hamas nos termos mais fortes possíveis”. Embora apelasse piedosamente a “um cessar-fogo imediato e a uma desescalada”, a sua declaração não continha uma palavra de crítica a Israel ou de defesa dos palestinos. Outro membro do “Esquadrão” da AOC, Jamaal Bowman, fez uma declaração semelhante.3 Agora (10 de outubro) a DSA de Nova Iorque está a recuar da sua posição anterior, dizendo que “lamenta a confusão que o nosso post causou”. Todos os militantes do DSA, como membros desta organização pró-imperialista, são cúmplices da vergonhosa capitulação perante os censores sionistas e imperialistas. A deputada Rashida Tlaib, uma palestiniana americana, pelo menos apelou ao levantamento do bloqueio, ao fim da ocupação e ao desmantelamento do sistema sufocante que produz resistência.

Hoje, na Casa Branca, Biden declarou: “Neste momento, devemos ser absolutamente claros: estamos ao lado de Israel”, acrescentando que “vamos garantir que Israel tenha o que precisa” para atacar Gaza. Portanto, neste momento, enquanto os belicistas imperialistas insistem que é hora de tomar partido, somos igualmente claros: enquanto Israel lança bombas fornecidas pelos EUA sobre mesquitas, escolas e hospitais, assassinando fiéis, alunos e pacientes, todos os opositores do imperialismo e do sionismo devem estar do lado do  povo palestino, oprimido por Israel desde o seu início, e agora sujeito a ataques genocidas.

O Grupo Internacionalista, secção norte-americana da Liga pela Quarta Internacional, juntou-se aos recentes protestos pró-palestinos com cartazes apelando a “Defender Gaza, derrotar a guerra de Israel-EUA contra os palestinos!” e “Defender o direito ao retorno dos palestinos!” Chamamos por “Ações operárias contra o terrorismo sionista” e declaramos: “Defender Gaza, o novo Gueto de Varsóvia! Expulsar os colonos sionistas e todas as forças de ocupação da Cisjordânia!”  Nossos cartazes também chamam derrotar a campanha de guerra dos EUA/OTAN contra a Rússia e a China, a favor de plenos direitos de cidadania para todos os imigrantes, a romper com os democratas e construir um partido operário revolucionário, e a lutar por um estado operário palestino árabe-hebraico como parte de uma federação socialista do Oriente Médio.

Frutos amargos de décadas de sangrenta ocupação sionista


Tanques israelenses alinham-se em preparação para a invasão terrestre de Gaza, que só pode ser uma chacina genocida dos palestinos. Expulsar os sionistas de Gaza e da Cisjordânia ocupada! (Foto: Ohad Zwigenberg / AP)

A corajosa jornalista israelense Amira Hass, que durante décadas faz reportagens e reside em Gaza e na Cisjordânia ocupada, escreveu no diário liberal sionista Haaretz (10 de outubro):

“Em poucos dias, os israelenses passaram pelo que os palestinos vivenciaram como rotina durante décadas e ainda vivenciam – incursões militares, morte, crueldade, crianças assassinadas, corpos amontoados na estrada, assédio, medo, ansiedade por entes queridos, cativeiro, ser alvo de vingança, fogo letal indiscriminado contra os envolvidos nos combates (soldados) e os não envolvidos (civis), uma posição de inferioridade, destruição de edifícios, dias festivos ou celebrações arruinados, fraqueza e desamparo face a homens armados todo-poderosos e humilhação lancinante.”

A operação do Hamas, no ar, na terra e no mar – utilizando escavadoras para romper as enormes fortificações que Israel gastou bilhões para construir, e que tem confinado os habitantes de Gaza durante décadas na sua faixa de terra árida; saltar sobre o muro em parapentes improvisados; interromper as comunicações militares, tomar uma base militar israelense, destruir tanques israelenses com drones – causou celebração em grande parte do mundo árabe e profundo choque no governo sionista. O seu aparelho de segurança aparentemente não tinha a menor ideia da sofisticada operação, que teve de envolver centenas de pessoas ao longo de muitos meses de preparação. A alardeada agência de espionagem de Israel, Mossad, cuja trapaça mortal se tornou um elemento recorrente dos filmes de suspense de Hollywood, foi apanhada de surpresa. Os arrogantes líderes israelenses, que se deleitam em subjugar os palestinianos, sofreram um golpe.

O ministro da defesa israelense, Yoav Gallant, ordena um assédio racista e genocida a Gaza.
(Foto: Middle East Observer / X)

Os líderes sionistas estão agora em busca de uma vingança sangrenta. O ministro da defesa israelense, Yoav Gallant, declarou na terça-feira (9 de outubro): “Estamos impondo um cerco completo a Gaza. Não haverá eletricidade, nem comida, nem água, nem combustível. Tudo estará fechado. Estamos lutando contra animais humanos. Agimos de acordo.” Esta vil declaração de intenção de cometer genocídio provém de um dos elementos mais “moderados” do governo de extrema-direita, quem se opôs à reforma judicial de Netanyahu, contra a qual centenas de milhares de sionistas liberais se mobilizaram durante meses. O próprio Netanyahu disse que o que o governo israelense está prestes a fazer em Gaza “repercutirá com eles durante gerações”. Esta afirmação é repetida pelo presidente dos EUA, Biden, que hoje declarou o ataque do Hamas foi “maldade pura, absoluta”. Esta seria uma descrição melhor das guerras assassinas do imperialismo norte-americano no Afeganistão, no Iraque, na Síria e agora na Ucrânia.

Durante 16 anos, desde que o Hamas assumiu o controle do território em 2007, mais de 2 milhões de pessoas ficaram encurraladas na pequena Faixa de Gaza, menor que o bairro de Queens, em Nova Iorque, incapazes de sair do que equivale à mais grande prisão do mundo. Sob o controle israelense e de egípcio, os habitantes de Gaza estão privados de empregos, dependentes dos seus carcereiros para obter comida, água, combustível e das Nações Unidas para os escassos serviços essenciais. A população palestina da Cisjordânia, sob ocupação israelense desde 1967, está confinada a enclaves ainda mais pequenos, sujeita a repetidas incursões assassinas por parte dos esquadrões de ataque das FDI e de bandos de colonos fascistas. Manter uma população inteira presa durante décadas, condenando-a a uma existência miserável, e o que esperava Israel? Pessoas que sentem que não têm mais nada a perder podem reagir com raiva.

Por uma revolução operária árabe-hebreia!

Em novembro do ano passado, Netanyahu assumiu novamente o poder, desta vez à frente do governo mais direitista da história de Israel, incluindo dois ministros que vêm do movimento fascista do falecido Meir Kahane, Bezalel Smotrich (ministro das finanças, também responsável pelo Ocidente Banco) e Itamar Ben-Gvir (ministro da segurança nacional, responsável pela polícia). Desde então, tem havido uma série de ataques provocativos da polícia/exército contra cidades palestinas na Cisjordânia, particularmente em Jenin, em busca de “militantes”. Mais de 200 palestinos foram mortos em 2023, já antes do ataque de 7 de outubro. E na semana passada, “Mais de 800 colonos israelenses invadiram o complexo da Mesquita Al-Aqsa, em Jerusalém Oriental ocupada, na manhã de quinta-feira, sob a proteção das forças israelenses” (New Arab, 5 de outubro). Nada disso é mencionado na mídia ocidental, é claro.

O dia 6 de outubro foi o 50º aniversário da guerra do Yom Kippur de 1973, quando Israel tremeu sob um ataque surpresa do Egito e de outros países árabes. Não pode ser um acidente que o Hamas tenha realizado o seu ataque no início do dia seguinte. No seu anúncio do ataque, “Operação Diluvio Al-Aqsa”, o braço militar do Hamas citou os ataques à mesquita de Jerusalém e os mais de 5.000 palestinos que definham nas prisões israelenses. O Hamas justificou a tomada de reféns para trocá-los pelos palestinos presos. Defensores dos direitos democráticos há muito que apelam à libertação dos milhares de palestinos que estão detidos por Israel como reféns. Mas na atmosfera atual, é duvidoso que a preocupação com as vidas dos reféns israelenses consiga impedir a invasão militar sionista de Gaza, mesmo que seja por um minuto.

Também certamente não é acidental que o dramático ataque do Hamas tenha ocorrido depois dos enormes protestos de centenas de milhares de pessoas contra a “reforma” judicial de Netanyahu, que eliminaria a capacidade do Supremo Tribunal de Israel de bloquear decisões e políticas votadas pelo Knesset, o parlamento de Israel. Embora os sionistas liberais e de “esquerda” (e os seus partidários nos EUA) chamem isto de “golpe” de Netanyahu, a situação atual, onde alguns juízes não eleitos podem vetar as ações do parlamento eleito, é altamente antidemocrática. A verdadeira questão é que o próprio estado sionista é antidemocrático em sua essência, um “estado judeu” religiosamente definido, baseado na subjugação da população palestina, seja como “cidadãos” de segunda classe no próprio Israel, ou como súditos sem direitos. na Cisjordânia ocupada. No entanto, os sionistas liberais excluíram rigorosamente quaisquer bandeiras palestinas dos seus protestos.

Em seu discurso nas Nações Unidas em 22 de setembro, o primeiro-ministro israelense usou um marcador vermelho tamanho jumbo para desenhar um mapa do “Novo Oriente Médio”, no qual a Cisjordânia ocupada e Gaza foram anexadas ao estado sionista. (Foto: Richard Drew / AP)

O Hamas também pode ter calculado que a administração Biden nos EUA estava preocupada com a guerra na Ucrânia e, portanto, menos capaz de intervir, o que está longe de ser o caso; e que o seu ataque tornaria mais difícil aos regimes árabes “normalizarem” as relações com Israel, o que poderia resultar correcto. Falando nas Nações Unidas no mês passado, Netanyahu ergueu um mapa do “novo Oriente  Médio ” e, com um marcador vermelho, desenhou um eixo que se estende desde os Emirados Árabes Unidos, passando pela Arábia Saudita e Israel (incluindo a Cisjordânia e Gaza) até Europa. Mas embora esse sonho sionista possa estar fora da agenda por enquanto, os combates em Israel poderão desencadear uma guerra regional. Os EUA transferiram um grupo de batalha naval para o Mediterrâneo Oriental como um aviso ao Irão para não assam intervir, mas um massacre em Gaza poderia desencadear uma agitação explosiva em toda a região.

Por enquanto, os sionistas liberais estão a cerrar fileiras com Netanyahu, enquanto estão em curso negociações para um governo de “unidade nacional” que incluiria Benny Gantz, o general reformado que concorreu contra Netanyahu nas eleições de outubro de 2022. Embora seja vendido à “esquerda” sionista como forma de controlar os ministros fascistas, Gantz não é uma “pomba”, tendo comandado o massacre anterior de palestinos em Gaza em 2021 como ministro da Defesa num governo de “unidade” anterior liderado por Netanyahu. Uma invasão em grande escala de Gaza produzirá, sem dúvida, baixas significativas nas FDI, uma vez que as forças do Hamas capazes de ultrapassar o muro fronteiriço em minutos terão certamente preparado armadilhas mortais dentro de Gaza.4 Mas independentemente da escala das perdas israelenses, a iminente invasão terrestre israelense (para o qual as FDI mobilizou mais de 360.000 reservistas) nada mais será do que um massacre deliberado de palestinos.

Muitos palestinos que vivem sob o jugo da ocupação israelense e ativistas palestinos no estrangeiro ficaram exultantes com o ataque do Hamas. A OLP nacionalista burguesa e a Autoridade Palestina profundamente desacreditada que ela lidera nada mais são do que guardas de segurança a serviço de Israel, pagos pelos Estados Unidos através do Coordenador de Segurança dos EUA, um tenente-general do Pentágono. Embora tenha crescido à custa da OLP, o fundamentalismo islâmico do Hamas e de outras formações como a Jihad Islâmica só pode levar à derrota. Os estados árabes vizinhos não virão em ajuda aos palestinianos de forma mais do que simbólica, e muito provavelmente não virão de todo, como se vê no papel do Egito e da Jordânia como carcereiros de refugiados palestinianos desde a Guerra Árabe-Israelense de 1967. Nem é provável que o Irã se junte a uma luta com Washington, uma vez que tem dedicado grandes esforços para lograr que EUA levante parcialmente as sanções que lhe impuseram. Todas estas forças – incluindo o Hamas – procuram na realidade chegar a um acordo com os imperialistas e os sionistas, às custas dos palestinos.5

O único caminho para um futuro de paz e de libertação genuína para as massas palestinas reside na luta revolucionária conjunta com os trabalhadores de Israel, tanto de língua hebraica como árabe, por mais remota e improvável que isso pareça atualmente. Ademais a população judaica de Israel, metade da qual não é religiosamente praticante, só pode olhar para um “futuro” como uma guarnição sitiada que enfrenta a ameaça interminável e a realidade periódica da guerra. A “esquerda” sionista acabou como força eleitoral, consumida pela evolução lógica do estado teocrático que outrora liderou. Entretanto, o movimento fascista de colonos pode tentar aproveitar a atual crise para levar a cabo planos de longa data para expulsar centenas de milhares de árabes palestinos da Cisjordânia e de Israel.6 Um “estado judeu”, por definição excludente e contraposto à população circundante, nunca poderá estar segura no Oriente Médio, mesmo recorrendo ao terror genocida, como Israel está agora a fazer.


Contingente internacionalista na manifestação  de solidariedade com Palestina em 9 de outubro na cidade de Nova York. O GI e a LIVI lutam por um estado operário palestino árabe-hebraico como parte de uma federação socialista do Oriente Médio.   (Foto Internacionalista)

O Grupo Internacionalista e a Liga pela Quarta Internacional estão firmemente ao lado do povo palestino, que sempre defendemos contra o estado opressor sionista e os seus patrocinadores imperialistas que os condenaram a uma existência empobrecida, sem estado e ao exílio. Os trotskistas opuseram-se à fundação do Estado sionista, construído com base na expropriação e expulsão em massa da maioria árabe da Palestina. Este crime histórico surgiu na sequência do Holocausto nazi, que assassinou mais de 6 milhões de judeus na Segunda Guerra Mundial, e foi alimentado pela recusa dos imperialistas “democráticos” em aceitar refugiados judeus durante e após a guerra. Nós nos opomos a todo estado de base religiosa, seja o autoproclamado “estado judeu” de Israel ou as repúblicas islâmicas do Irã e do Paquistão, aos estados oficialmente cristãos (como a Espanha de Franco), etc.

No entanto, como resultado desta história de crimes após crimes, existem agora dois povos que habitam o mesmo pequeno território, a população de língua hebraica de cerca de 7 milhões e um número igual de palestinos divididos entre a Cisjordânia ocupada, Gaza e Israel propriamente dito. Entretanto, há mais de 3 milhões de refugiados palestinos nas imediações (Jordânia, Síria, Líbano, Egito) e outros dois milhões noutros locais da diáspora. Defendendo os palestinos oprimidos contra o opressor israelense, lutamos pelo direito de regresso de todos os palestinos à sua terra. Para abrir um caminho para uma solução justa e viável, não há como evitar: ambos os povos têm direitos nacionais de existir. Mas num cenário de “dois estados”, como previsto nos Acordos de Oslo de 1994, sob o capitalismo quem obtém recursos escassos, como a água, será a entidade mais forte, que não será um pequeno e disperso “estado” palestino.

Embora muitos “progressistas” chamem Israel de “estado colonial de colonos”, ao contrário dos colonos da Cisjordânia, que são na sua maioria emigrados dos EUA, particularmente da cidade de Nova Iorque, a grande maioria dos israelenses de língua hebraica não tem outro lar para onde voltar. O estado-fortaleza sionista de Israel deve ser explodido por dentro, e os protestos em massa dos primeiros nove meses de 2023 mostram muitas fissuras que poderiam quebrar o aparente monólito. O GI e a LQI sustenta que, em tais casos de povos interpenetrados, o único caminho para uma resolução equitativa e democrática para os direitos nacionais concorrentes é através da revolução socialista resultante da luta comum dos trabalhadores de ambas as nações. Para garantir uma defesa real do povo palestiniano, lutamos por um estado operário palestino binacional árabe-hebraico, ligando-se aos poderosos proletários da Turquia, do Egito e do Irã em uma federação socialista do Oriente Médio .

Essa perspectiva exige forjar a direção de um partido operário revolucionário e internacionalista árabe/hebraico baseado no comunismo genuíno de Lenine e Trotsky. É o único caminho para a libertação, e uma tarefa que devemos empreender nos tempos sombrios que afrontamos. ■

As origens do Hamas

Já escrevemos mais de uma vez sobre como, “enquanto os sionistas vituperam contra o Hamas, eles negligenciam mencionar que Israel ajudou a criar o grupo islâmico reacionário, a fim de competir com o nacionalista palestino Fatah”7 (“Defenda Gaza e o povo palestino – pela revolução operária árabe-hebraica!” The Internationalist No. 38, outubro-novembro de 2014). Durante e após do ataque de Israel a Gaza em 2021, mais detalhes surgiram sobre o patrocínio sionista aos islamitas. Numa carta ao editor do New York Times (18 de maio de 2021), o ex-chefe do equipo do Times em Jerusalém, David Shipler, escreveu que “Israel fez muito mais do que 'permitir'” que o Hamas se levantasse como contrapeso ao partido laico Fatah de Yasir Arafat que lidera a Organização para a Libertação da Palestina (OLP):

“Em 1981, Brig. O general Yitzhak Segev, governador militar israelense de Gaza, me disse que estava a dar dinheiro à Irmandade Muçulmana, precursora do Hamas, por instrução das autoridades israelenses. O financiamento destinava-se a desviar o poder dos movimentos comunistas e nacionalistas palestinos em Gaza, que Israel considerava mais ameaçadores do que os fundamentalistas.”

Depois de um antigo líder da Irmandade Muçulmana, o xeque Ahmed Yassin, ter criado a sua Associação Islâmica em 1978, Israel investiu dinheiro em vários dos seus projetos e continuou a fazê-lo durante anos. O general Segev disse: “O governo israelense deu-me um orçamento e o governo militar dá-o às mesquitas”. Alguns anos depois, Yassin fundou o Hamas (sigla em árabe para Movimento de Resistência Islâmica). Avner Cohen, o oficial que foi responsável dos assuntos religiosos em Gaza durante mais de duas décadas de ocupação israelense, disse mais tarde: “O Hamas, para meu grande pesar, é uma criação de Israel” (do vídeo “Blowback: How Israel Helped Create Hamas”, The Intercept, 20 de fevereiro de 2018).

Construir o Hamas como uma alternativa à OLP e a fim de impedir a formação de um Estado palestino tem sido a política do partido sionista de direita Likud há décadas. Foi a pedra angular da decisão de 2005 do então primeiro-ministro israelense Ariel Sharon, quem assumiu o Likud após a queda do primeiro governo de Netanyahu, de “desvincular-se” de Gaza. O conselheiro de Sharon, Dov Weissglas, escreveu: “Todo este pacote denominado Estado Palestiniano saiu da agenda por um período de tempo indefinido…. O plano fornece a quantidade de formaldeído necessária para que não haja processo político com os palestinos.” Com Netanyahu de volta ao comando, em 2018 ele concordou com a transferência de milhões de dólares por ano do Catar para financiar o governo do Hamas em Gaza (“O fim da Doutrina Netanyahu”, Revista +972 (9 de outubro).

No ano seguinte, numa reunião de membros do Likud no Knesset em Março de 2019, Netanyahu declarou: “Qualquer pessoa que queira impedir o estabelecimento de um estado palestino tem de apoiar o reforço do Hamas e a transferência de dinheiro para o Hamas…. Isto faz parte da nossa estratégia – isolar os palestinos em Gaza dos palestinos na Cisjordânia.” O primeiro-ministro, que está indiciado por três casos de corrupção, confidenciou a sua estratégia aos investigadores da polícia. Em relação ao Hamas e ao Hezbollah no Líbano, ele disse: “Eu os engano, desestabilizo-os, zombo deles e depois bato-lhes na cabeça”. Não pode haver acordo com eles, disse, “mas controlamos a altura das chamas” (“Israel Can’t Be Managed by a Criminal Defendant”, Haaretz, 9 de outubro). Não dessa vez. O ataque do Hamas acabou de colocar em chamas toda a estratégia de Netanyahu. ■


  1. 1. De acordo com estatísticas das Nações Unidas, de 2008 a março de 2023, 6.269 palestinos
  2. 2. Veja “U.S. Imperialism Hurtling Toward World War III,” The Internationalist No. 69-70, janeiro-maio de 2023.
  3. 3. Em novembro de 2021, Bowman fez uma viagem a Israel com todas as despesas pagas, “organizada” pelo lobby liberal sionista J Street, que descreveu em um relato entusiasmado das suas reuniões com o presidente de Israel, o primeiro-ministro (Netanyahu), “as Forças de Defesa de Israel” e outros (“ Refletindo sobre minha viagem a Israel ”, 20 de novembro de 2021). Em meio ao recente alvoroço, Bowman divulgou que havia deixado sua filiação ao DSA expirar há um ano.
  4. 4. Saleh al-Arouri, vice-chefe do gabinete político do Hamas, disse: “A resistência baseia a sua posição e planos nas piores possibilidades, incluindo uma invasão terrestre”, que ele descreveu como “o melhor cenário para resolvermos a batalha” (citado em International Crisis Group, “A Second October War in Israel-Palestine” [9 de outubro de 2023]).
  5. 5. O Hamas propôs repetidamente uma trégua de dez anos com Israel (que foi recusada), para que pudesse administrar Gaza pacificamente, tal como a OLP/AP faz nos enclaves da Cisjordânia.
  6. 6. Estes planos foram originalmente elaborados pelo político “sionista trabalhista” Yigal Allon, um antigo membro da milícia Palmach e do partido sionista de “esquerda” Ahdut HaAvoda, como o próximo passo após a conquista de Jerusalém Oriental e da Cisjordânia por Israel em a guerra de 1967.
  7. 7. Fatah (“Vitória”), um acrónimo inverso para Movimento de Libertação Nacional da Palestina, é o partido nacionalista que é o maior componente da OLP.